domingo, 12 de setembro de 2010

Oportunidades

Com as mudanças demográficas,surgem oportunidades para novos negócios em nosso pais,na semana passada falei a respeito deste assunto e de quanto as grandes redes de livrarias perdem oportunidades, e porque não as pequenas e medias também,podem perder otimos negócios ao não dar a devida importância para as pequenas e medias editoras.Hoje não é difícil ver as editoras intermediarias despontando como importantes fornecedoras de bons produtos,isso porque as editoras de grande porte vem deixando brechas enormes,eu sempre disse no nosso meio que as editoras não concorrem com produtos e sim com espaços físicos,por que ler é muito pessoal.Por ser um mercado de poucos pontos de vendas no Brasil,a disputa pelo espaço da exposição do produto livro se torna, ai sim uma concorrencia muito forte.Eu também já disse anteriormente que a industria do livro no Brasil é muito amadora, no mundo globalizado que vivemos hoje,quem não se atualiza desaparece.Desta forma o novo editor atualizado e antenado, consegue facilmente preencher as brechas deixadas,exemplos não faltam de editoras nacionais e internacionais ocupando grandes espaços.Um exemplo hoje do que acontece com as grandes editoras é que todas elas buscam a mesma coisa,fechando os olhos para muitos produtos em potencial e com pouca disputa de mercado,deixando assim brechas importantes.
Autor deste texto: Roberto Raimundo
Mensagem do dia: O poder da decisão é meu.Nesse dia aceitarei a mim mesmo como aquilo que a vontade do meu Pai me criou para ser.( Um curso em milagres)

Um comentário:

  1. Há cases que conheço de pequenas editoras venderem mais do que editoras grandes. Também conheço autores "desconhecidos" que esgotam várias edições ao passo que alguns autores consagrados não vendem 200 exemplares. As grandes redes de livrarias ainda não estão coadunadas com a logística dos supermercados. Falta às livrarias e editoras explorarem o potencial dos livros. Pena que livrarias, editoras e autores veem o livro apenas como livro. Ainda há muitos nichos a serem explorados.

    ResponderExcluir