domingo, 2 de outubro de 2011

Canais alternativos de distribuição de livros:parte 1






Bom dia, como prometido segue primeira parte sobre vendas alternativas  de livros no Brasil,palestra apresentada no dia 12/09/2011 para editores de livros do reino unido, na Livraria Cultura ( Av. paulista)





De tempos em tempos surgem novas oportunidades de vendas alternativas para o livro no mercado editorial Brasileiro. Estas oportunidades são demasiadamente importantes na cadeia de produtos, diante da necessidade das editoras e devido à pequena quantidade de pontos de vendas atualmente presentes no Brasil.
No inicio de minha carreira no mercado de livros eu sempre me perguntava por que não vendíamos livros em supermercados e lojas de departamento e foi em busca de novos nichos de mercados que comecei a procurar as redes de supermercados e lojas departamentais.
Aos poucos e com determinação as portas foram se abrindo e comecei a vender livros em lojas como Mappin (loja de departamento), Sears e finalmente a primeira rede de supermercados mundialmente reconhecida, o Carrefour. Este fato abriu portas não só para a empresa em que trabalhava, mas também para todas as editoras concorrentes, transformando assim o mercado comercial editorial.
A partir desta conquista, as demais redes de supermercado foram se interessando e passando a ter o livro como um diferencial dentro do seu mix de produtos. Com o tempo fui buscando novos canais alternativos e ampliando os números de pontos de vendas, e hoje estes fazem parte do canal de venda de livros.
No seguimento porta a porta a Avon é sem duvida o maior e mais conhecido canal de vendas do Brasil. Entretanto, no passado outro grupo  forte neste seguimento começava a atuar com vendas de livros, a Internacional Amway. Atualmente a 20 anos já estabelecida no país atua somente na linha de nutrição e perfumaria.
Hoje, além da Avon, existem outras grandes empresas no seguimento porta a porta que estão vendendo o livro no seu mix de seus produtos. Posso citar o Grupo Hiroshima e também o Jequiti, o qual pertence a Holding Silvio Santos Participações, dono do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), um Grupo forte da televisão brasileira que atualmente detém empresas em diversos mercados.
Não temos números de vendas de todos os canais alternativos, pois os mesmos não fornecem tais informações, entretanto, posso assegurar que são números astronômicos.
Existem três fatores importantes no seguimento alternativo – São eles:
- Não são todas as editoras que conseguem acesso a esses canais alternativos, unicamente porque eles não compram os livros do catalogo como as livrarias comumente o fazem. Compram somente os chamados “produtos de oportunidades” tendo um setor próprio para livros.
- Os “produtos de oportunidade” de uma maneira geral, estão presentes nas listas dos mais vendidos. Nos livros infantis, compram principalmente os licenciados.
- Nos demais gêneros, compram o que chamamos aqui no Brasil de “ponta de estoque” (livros de baixo giro) que é o caso de supermercados e lojas departamentais, com preços bem mais baixos dos praticados nas livrarias. Fazendo assim grandes aquisições com elevados percentuais de desconto. Contudo, ainda assim trabalhando com um Markup aceitável.

Autor: Roberto Raimundo

Mensagem do dia: Vocês são chamados a viver o tempo da Graça    por intermédio das Núpcias, de Luz, do retorno de Cristo.
Para viver, em seu Templo Interior ou em seu Coração, a passagem da Porta Estreita e se estabelecer na nova Verdade da Eternidade (Mensagem de Maria.)