domingo, 18 de abril de 2010

Capitulo VIII

CONSIDERAÇÕES FINAIS


Adaptada às necessidades de grande consumo, aos serviços ou produtos industriais, a promoção de vendas não é uma propaganda, mas um auxílio à venda. A promoção de vendas é composta por técnicas capazes de alavancar as vendas.

Limitada no tempo e no espaço, a promoção de vendas estimula a ação e a compra imediata,influenciando e convencendo o consumidor de comprar.

Assim, a promoção é uma seqüência de ações esporádicas e excepcionais, e acessível às pequenas empresas do que a propaganda. Os benefícios são diretos, imediatos e por tempo limitado.

A promoção de vendas tem por objetivo específico influenciar uma última vez o comportamento do consumidor, cuja atitude tornou-se positiva ou neutra sob o efeito da propaganda.

As vendas se desenvolvem em períodos de tempo limitados, eventualmente divididos ao longo do ano, enquanto a propaganda é desenvolvidas em períodos mais longos.

A promoção de vendas oferece um benefício concreto, imediato, limitado no tempo, não necessariamente ligado ao produto e suas características, mas sempre ligado à aceleração do processo de compra pelo consumidor. É necessário seguir os concorrentes e chegar antes.

A promoção de vendas modifica o comportamento temporário e esporádico do consumidor.

Assim, a promoção permite responder rapidamente a um ataque de um concorrente. Ela é, portanto, parcialmente planejada e será utilizada como arma de contra-ataque, devido à sua mobilidade e flexibilidade.

Para avaliar de forma analítica os resultados, a promoção de vendas deve ser direcionada geograficamente, em função de um tipo de distribuição. Produtores e distribuidores devem estar atentos a conquista e a fidelização do cliente a sua marca.

Enfim, a promoção de vendas é um termo tão auto-explicável, que por si só se define. É a técnica e a ciência de impulsionar a efetivação da venda de bens, idéias ou serviços. A técnica de promover vendas é a coordenação de esforços, facilitando o trabalho da equipe de vendas, ampliando mercado e buscando cada vez mais, a fidelização do cliente.

Bibliografia:Tese da Pós em Administração de Vendas(UNISA)
Autor: Roberto Raimundo
Mesagem do dia: O Perdão oferece tudo que eu quero.Hoje,aceitarei isso como verdadeiro.Hoje,recebi as dádivas de Deus