terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Os 10 mandamentos da Promoção de vendas

“As regras não governam os homens,
Estes “é que governam as regras.” Aires (2000)




Segundo de Simoni (2002) as religiões seguem bíblias, alcorões, doutrinas, conjuntos e princípios expostos em capítulos e versículos que buscam verdades certas e fundamentos indiscutíveis. A vida comercial também tem suas regras e diretrizes para balizar suas ações. Conquanto seja indisciplinada a natureza da promoção de vendas, impedindo-a de ter leis e mandamentos que permitam equacionar suas atividades debaixo de parâmetros rígidos, ela se baseia em algumas premissas de marketing que nos permitem aferir e avaliar com antecedência, a eficácia de ações e campanhas por ocasião de seus planejamentos. Elas não são garantia de sucesso, mas servem como guia para evitar graves erros de planejamento e idealização.
Quando uma campanha atende, indistintamente, a todos esses princípios, o que é muito difícil, ela tem tudo para ser bem-sucedida. Quando “furam” inconseqüentemente alguns deles, a prática ensina-nos que, via de regra, o insucesso é inevitável. São estas as regras básicas da boa promoção de vendas:

Os 10 mandamentos da promoção:

1º Não tentar executar aquilo que os outros componentes do marketing podem fazer melhor;

2º Ser a melhor alternativa para atingir os objetivos;

3º Obter o máximo efeito pelo menor custo;

4º Estar de acordo com os padrões de comportamento daqueles para os quais é destinada e de acordo com a imagem da marca;

5º Atrair a atenção e provocar ação de aceitação;

6º Ser simples, clara, fácil de entender;

7º Utilizar tanto apelos emocionais quanto racionais;

8º Ser única, singular, exclusiva;

9º Ser honesta, evidentemente honesta;

10º Ser suficientemente desejada por todos de quem seu sucesso dependa, recebendo por parte da empresa total apoio e que a equipe de funcionários, principalmente a de vendas, perceba e imite.

Bibliografia: Tese da Pós em administração de Empresas (UNISA)
Autor: Roberto Raimundo

Mensagem do dia: A resposta que dou ao meu irmão é o que eu estou pedindo.E o que aprendo sobre ele é o que aprendo a respeito de mim.