“As regras não governam os homens,
Estes “é que governam as regras.” Aires (2000)
Segundo de Simoni (2002) as religiões seguem bíblias, alcorões, doutrinas, conjuntos e princípios expostos em capítulos e versículos que buscam verdades certas e fundamentos indiscutíveis. A vida comercial também tem suas regras e diretrizes para balizar suas ações. Conquanto seja indisciplinada a natureza da promoção de vendas, impedindo-a de ter leis e mandamentos que permitam equacionar suas atividades debaixo de parâmetros rígidos, ela se baseia em algumas premissas de marketing que nos permitem aferir e avaliar com antecedência, a eficácia de ações e campanhas por ocasião de seus planejamentos. Elas não são garantia de sucesso, mas servem como guia para evitar graves erros de planejamento e idealização.
Quando uma campanha atende, indistintamente, a todos esses princípios, o que é muito difícil, ela tem tudo para ser bem-sucedida. Quando “furam” inconseqüentemente alguns deles, a prática ensina-nos que, via de regra, o insucesso é inevitável. São estas as regras básicas da boa promoção de vendas:
Os 10 mandamentos da promoção:
1º Não tentar executar aquilo que os outros componentes do marketing podem fazer melhor;
2º Ser a melhor alternativa para atingir os objetivos;
3º Obter o máximo efeito pelo menor custo;
4º Estar de acordo com os padrões de comportamento daqueles para os quais é destinada e de acordo com a imagem da marca;
5º Atrair a atenção e provocar ação de aceitação;
6º Ser simples, clara, fácil de entender;
7º Utilizar tanto apelos emocionais quanto racionais;
8º Ser única, singular, exclusiva;
9º Ser honesta, evidentemente honesta;
10º Ser suficientemente desejada por todos de quem seu sucesso dependa, recebendo por parte da empresa total apoio e que a equipe de funcionários, principalmente a de vendas, perceba e imite.
Bibliografia: Tese da Pós em administração de Empresas (UNISA)
Autor: Roberto Raimundo
Mensagem do dia: A resposta que dou ao meu irmão é o que eu estou pedindo.E o que aprendo sobre ele é o que aprendo a respeito de mim.