domingo, 24 de janeiro de 2010

Capítulo 2

                                                          
                                       Teoria e definições
Definir implica em determinar a extensão ou limites de uma atividade, demarcando com exatidão seu campo de atuação e enunciando seu mal significado, de tal maneira a torná-lo inconfundível perante outras.

De natureza indisciplinada e como toda atividade viva e criativa, a promoção de vendas sujeita seus teóricos a cometerem inevitável erro de omissão, limitando a abrangência de seu infindável campo de aplicação de idéias e correspondentes ações. Definir é limitar, e não se pode limitar o infinito campo de ação de qualquer atividade criativa. Verdadeira usina de criação e transformação de idéias, a promoção de vendas se renova continuamente, não podendo estar limitada a parâmetros definidos. Sendo sua essência a promoção de vendas aceita mais concepções que definições.

Não confunda promoção como promoção de vendas. Usada isoladamente, a palavra promoção sempre teve no Brasil uma concepção e significado que a diferencia da promoção de vendas referindo-se ao composto do mercado lógico ou composto promocional do marketing, abrangendo dentro de si, na ótica convencional do mercado, as atividades de propaganda, vendas pessoais, a própria promoção de vendas e relações públicas. Com a evolução do mundo dos negócios e natural aparecimento de uma avalanche de disciplinas mercantis e de comunicação, o mercado sofisticou-se, culminando pela segmentação e nichos próprios de atuação de cada categoria de atividade, e a palavra promoção deixou de ser usada nessa concepção abrangente. A atividade de relações públicas, pegando-se como exemplo, ganhou vida própria, conjunto de suas ações colaborarem no processo de comunicação e inclusive comercialização e vendas, seu campo de ação expandiu-se, voltando para tudo o que envolve a institucionalidade e a criação de imagem favorável da empresa, entidade, qualquer instituição ou figura jurídica orientada para criar e manter boa vontade a favor da marca, de produtos, de serviços ou de idéias, a atividade extrapolou, desvinculou-se da palavra promoção. O mesmo aconteceu com as atividades de vendas propaganda e com a própria promoção de vendas. Há quem, ainda hoje, costume valorizar a palavra promoção solta, mas ela cedeu seu espaço com o advento da evolução mercantil, a comunicação multidisciplinar e ao marketing promocional de cujo complexo a promoção de vendas integra-se, relacionando-se com todas as outras ferramentas de comunicação e vendas.

Hoje, é indiferente usar a palavra ou a expressão promoção de vendas.

Bibiografia: Tese da pós em administração de empresas(UNISA)
Autor: Roberto Raimundo

Mensagem do dia: Em tudo que fizeres lembra-te disso: Ninguém é crusificado sozinho,e no entanto ninguém pode entrar no céu por sí mesmo.